Webservice

Descrição

O pedido da chave e do respetivo IV pode ser feito através de webservice cujas especificações assentam num WSDL standard.
Nesta página encontra os métodos que o webservice disponibiliza para todos os utilizadores. Este webservice estará (quando for lançado) exposto ao publico sem qualquer autenticação e permitirá invocar as operações de pedido e levantamento de chave.
public.wsdl
6KB
Binary
public.wdsl (testes)
incm-cryptosaf-t_manual_de_integracao.pdf
416KB
PDF
Manual de Integração CryptoSAFT

Pedido de Chave (KeyRequest)

Serviço de pedido de chave que associa uma chave a um par Ano fiscal/NIF e despoleta o envio de uma notificação ViaCTT para o contribuinte com o respetivo código de levantamento.

Parâmetros de entrada

  • KeyRequest.FiscalYear (Obrigatório, Valor numérico entre 2020 e 9999) - Ano fiscal a que se refere o pedido de chave
  • KeyRequest.VatNumber (Obrigatório, Valor numérico entre 100000000 e 999999999) - Número de identificação fiscal a que se refere o pedido de chave

Parâmetros de saída

  • KeyRequestResponse.Response (Obrigatório) - Ver Response mais abaixo

Levantamento de Chave (KeyRetrieve)

Serviço de pedido de levantamento de chave que devolve a chave associada a um par Ano fiscal/NIF, validando o código de autenticação.

Parâmetros de entrada

  • KeyRetrieve.FiscalYear (Obrigatório, Valor numérico entre 2020 e 9999) - Ano fiscal a que se refere o levantamento de chave
  • KeyRetrieve.VatNumber (Obrigatório, Valor numérico entre 100000000 e 999999999) - Número de identificação fiscal a que se refere o levantamento de chave
  • KeyRetrieve.RetrieveCode (Obrigatório, Valor alfanumérico com tamanho 10) - Código de levantamento enviado ao contribuinte pelo ViaCTT.

Parâmetros de saída

  • KeyRetrieveResponse.Key - (Opcional) Chave produzida pelo serviço correspondente ao Ano Fiscal/Nif (Base64)
  • KeyRetrieveResponse.IV - (Opcional) Vector de inicialização (IV) produzida pelo serviço correspondente ao Ano Fiscal/Nif (Base64)
  • KeyRetrieveResponse.Response (Obrigatório) - Ver Response mais abaixo

Response

  • Response.ResponseCode (Obrigatório, Valor numérico) - Código de resposta que indica o sucesso ou erro da mesma (ver tabela de Códigos de erro)
  • Response.Error (Opcional, Valor alfanumérico) - Breve descrição do erro

Códigos de erro

ResponseCode
Descrição
0
Sucesso
1
Ano fiscal inválido
2
NIF inválido
3
Código de levantamento inválido
4
Ano fiscal/NIF bloqueado
5
Aviso - Canal ViaCTT não ativo

Ambientes

Existem dois ambientes de funcionamento do serviço disponíveis: produção e testes.
O ambiente de teste destina-se a fornecer um meio para o desenvolvimento da integração de aplicações de descaracterização. É de acesso exclusivo a fabricantes de aplicações que desenvolvam este tipo de aplicações. Durante o processo de integração é necessário o acesso a uma conta no ambiente de testes do ViaCTT, sendo recomendável contactar a linha de apoio previamente ao início do processo de integração.

Endereços dos ambientes

Last modified 11mo ago